Blog do Multimeios do CEP

julho 7, 2010

Lei muda processo de escolha do Diretor(a) do Colégio Estadual do PR

Filed under: Artigos,Divulgação,Vídeos, Entrevistas — Multimeios CEP @ 12:41 am

Fonte do texto e das fotos: Agência de Notícias

Assista os vídeos produzidos pelo Setor de Multimeios do CEP

Veja Também as fotos no final da matéria.

O primeiro processo eleitoral para diretores do Colégio Estadual do Paraná (CEP) será realizado em setembro. O anúncio foi feito pelo governador Orlando Pessuti, em solenidade nesta terça-feira (6). Estudantes e professores comemoraram a sanção da Lei nº 14.231/2003, que democratiza o processo de indicação da diretoria do CEP, o único da rede estadual que ainda dependia da indicação do governo. A posse da nova diretoria está prevista para 7 de setembro.

“Estamos cumprindo o compromisso assumido em 31 de março, com os estudantes. Na mesma data em que o Brasil, décadas atrás, era tomado pela ditadura militar, nós determinamos que acabaríamos com a ditadura no Colégio Estadual do Paraná”, afirmou o governador.

A escolha dos diretores de escola, como exercício da cidadania, necessário para a formação de cidadãos capazes de dirigir a sociedade, foi enfatizada pela secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde. Lembrando o filósofo Antonio Gramsci, ela afirmou que a educação é uma das formas de lutar contra os processos não-democráticos. “É apenas o primeiro passo para a efetiva implantação da gestão democrática”, ressaltou.

IDEB – Yvelise destacou a qualidade do ensino oferecido historicamente pelo colégio, que se refletiu nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), divulgados sexta-feira (6) para todo o Brasil. O Colégio Estadual do Paraná ficou em primeiro lugar entre todas as escolas públicas paranaenses tanto no ensino médio quanto nas séries finais – de quinta a oitava.

O Paraná foi o estado com melhor classificação no Ideb na categoria ensino médio e o terceiro nas demais modalidades. “Os estudantes do CEP vão levar para a vida a conquista histórica do direito de participar da escolha dos dirigentes da escola. Vou levar esta vitória para o meu currículo como secretária da Educação”, disse Yvelise Arco-Verde.

CONQUISTA – A luta pela participação da comunidade na escolha dos diretores do Colégio Estadual do Paraná foi lembrada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke. “A luta por esta conquista é uma lição de democracia a ser compartilhada para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, afirmou. O secretário disse ainda que o CEP tem sido um celeiro de governadores do Paraná, destacando que o Orlando Pessuti foi aluno da instituição nos anos 70.

A líder do Movimento Pró-Democrata, estudante Juliana Ortiz, agradeceu, em nome dos quase 5 mil alunos do CEP, ao governador Orlando Pessuti. “Por três anos, lutamos para tornar este momento possível”, disse a estudante.

O presidente do grêmio estudantil do CEP, Danilo Casassa, reforçou os agradecimentos aos que deram suporte à luta pela democratização da escolha dos dirigentes da instituição. “Após anos de luta, vemos este sonho concretizado. É uma medida que fortalece a democracia e contribui para a excelência do ensino do CEP”, destacou.

“Este é um exercício democrático que haverá de nos ajudar na formação da cidadania e na transformação da vida que temos, queremos e merecemos”, encerrou o governador, ao som do coro de vozes de centenas de estudantes que gritavam “CEP, eu te amo”. Ao final da cerimônia, eles cercaram o governador Pessuti para comemorar a conquista.

A promulgação da lei foi assinada também pelo secretário da Casa Civil, Ney Caldas.

TrackBack URI

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: